segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CERTIFICAÇÃO DO MEC CHEGA AOS PROFISSIONAIS DA MÚSICA

Neste domingo tivemos a grata surpresa de ler matéria publicada no Estadão, anunciando que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) a partir de hoje ( 16/08) inicia seu projeto de Certificação Profissional por aqueles que se dedicaram a alguma profissão, sem ter passado pela qualificação da mesma. Trocando em miúdos, aqueles que exerceram alguma profissão sem possuir o devido certificado ou diploma, mas, que dominam pelo notório saber, podem, se submeter a avaliação de uma equipe multidisciplinar que é composta por: uma assistente social, um pedagogo e um especialista da área, que darão seu parecer. Aqueles que forem aprovados pela equipe, receberão seus certificados e poderão trabalhar onde forem necessários, ajudando a ampliar o acesso ao mercado de trabalho, elevando a taxa de escolaridade da população adulta.
A data limite para os testes (neste semestre) é o dia 10 de setembro e os locais para inscrições estão na página do MEC ( www.mec.gov.br), as profissões que estarão sendo verificadas são: música, pesca, agricultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletrônica.
Se constatada a excelência profissional recebe o Certificado de Instituto Federal, se não, o próprio Instituto, encaminhará o mesmo para a complementação necessária, se houver déficit escolar serão encaminhados para a educação básica.

Um comentário:

Unknown disse...

Já estava na hora de reconhecerem que algumas pessoas tem qualidades profissionais e no entanto não conseguiram um diploma, e isto não pode ser um entrave em suas vidas. Fico feliz por essa nova atitude no Brasil. Espero atentamente que o número de profissões a serem verificadas sejam ampliadas.